O CRC é um espaço de diálogo entre cristãos de diferentes sensibilidades, e entre cristãos e não cristãos.

23 de outubro de 2016

Colóquio I : Intervenção de Adel Sidarus - Cristãos no Médio Oriente Hoje

Cristãos do Médio Oriente hoje

NOTAS E ASS.

Se eu fosse copta, teria bradado aos céus do Egipto e do mundo o clima opressivo em que os coptas vivem hoje.
Se eu fosse copta, teria feito saber ao mundo a iniquidade que desde meio século impede os coptas de obter as posições políticas ou administrativas para os quais estariam habilitados.
Se eu fosse copta, teria levantado o mundo para se tornar consciente das dificuldades que os coptas enfrentem para obter uma autorização de construção duma igreja…

Paro aqui a ladainha das queixas formuladas por um muçulmano egípcio a propósito das injustiças de que sofrem os seus concidadãos coptas.
Lembro que "copta" designa simplesmente um "cristão" autóctone, tendo a palavra a mesma origem que "egípcio". Ficou como distintivo da população egípcia que permaneceu fiel à sua religião, depois da chegada dos árabes muçulmanos ao Egipto em meados do século VII.
Se no Vale do Nilo não se pode falar propriamente de "perseguições", existe de facto uma opressão latente ou discriminação difusa, com surtos de violência ou atentados e até de pogroms ao sabor da afirmação violenta de fanáticos muçulmanos, praticamente impunes. Qualquer coisa de similar se passa na Faixa de Gaza, na Palestina, sujeita ao poder do partido "islamista" Hamas, de tal modo que não se encontraria ali, hoje, comunidade cristã alguma. E conhecemos obviamente os crimes hediondos cometidos na Líbia ou no Iraque, passando pela Síria nas zonas caídas nas mãos dos radicais islamistas. Se na Argélia a entrada de "missionários" é fortemente condicionada e suas actividades vigiadas, nos países do Golfo ‒ excluindo os Emiratos e um pouco o Koweit ‒ os dois até três milhões de imigrantes exógenos, não podem manifestar publicamente uma religião outra que a islâmica. E a grave sangria que conhece o cristianismo nos países árabes ou islâmicos, em geral, é sinal de uma mal-estar generalizado.
Agora, uma série de questões se coloca aqui. [...]

Ler na íntegra AQUI

Sem comentários: