O CRC é um espaço de diálogo entre cristãos de diferentes sensibilidades, e entre cristãos e não cristãos.

14 de junho de 2015

IV Conferência de Maio 2015 - Comunicação de Abdool Karim Vakil

Bismillah-hir-Rahman-I-Rahim, Em Nome de Deus o Misericordioso o Misericordiador.

Meus caros irmãos e irmãs em Deus,

Assalamo Aleikum, Que a Paz de Deus esteja convosco.
Começo por invocar o nome de Deus, todo Glorioso, todo Misericordioso, Deus Criador da Terra e do Céu, e de tudo o que se encontra entre estes, Deus de Abraão, de Ismael, de Isaac, de Moisés e de Aarão, Deus de João Baptista, de Jesus Cristo e da Virgem Maria, e Deus de Mahomé, que a Paz e a Graça de Deus estejam com todos estes nobres Profetas e Mensageiros de Deus.
O tema proposto para reflexão é “Diálogo Inter-Religioso” e ocorre aqui perguntar “Que Diálogo?”. Em primeiro lugar importa assentar ideias sobre o pano de fundo desse diálogo. Estão aqui reunidos representantes das três religiões Abraâmicas havendo aqui um elemento comum, uma raiz que emana do Patriarca Abraão que faz parte integrante da fé de todos nós. Como elemento essencial da sua fé, o muçulmano aceita-o como um Profeta e Mensageiro de Deus, por sinal aquele que lançou as raízes da religião monoteísta – a crença num só Deus
Deve causar surpresa a alguns dos presentes se eu disser que Abraão para nós muçulmanos foi o primeiro Muslim ou Muçulmano e isso porque foi submisso a Deus.
Muslim quer dizer precisamente “aquele que se submete a Deus”. E o mesmo acontece a todos os outros Mensageiros de Deus que mencionei no início. Ora, nós muçulmanos, nas nossas cinco orações diárias, mencionamos, em todas elas, o nome do Profeta Abraão a quem enviamos bênçãos de Deus.

[continua AQUI]

Sem comentários: